Em resposta à censura, Felipe Neto compra 14 mil livros LGBTQ+ para distribuir na Bienal do Rio

Durante a sexta-feira (06) os jornais, portais, revistas e redes sociais foram inundados com uma notícia revoltante: o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, mandou retirarem imediatamente exemplares da HQ “Vingadores – A Cruzada das Crianças” de circulação na Bienal do Livro Rio. O problema? A HQ mostrava um beijo homossexual em uma de suas páginas e, segundo o prefeito, era impróprio e se enquadrava na lei de pornografia.

Depois, foi anunciado que a prefeitura mandou uma notificação extrajudicial aos organizadores do evento, para que os livros fossem lacrados em plástico preto e que tivesse a classificação indicativa. Isso é considerado censura, e em nota, o evento afirma que “a Bienal dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados”.

Em resposta a esse ato do prefeito, o Youtuber Felipe Neto tomou a decisão de comprar 14 mil livros com a temática LGBTQ+ disponíveis no evento durante o dia 06, e eles irão ser distribuídos gratuitamente a partir das 12h do dia 07, na Bienal. Os livros irão ser embalados em plásticos pretos e terá a tarja “Este livro é impróprio, para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas”.

A atitude de Felipe foi enaltecida pelas editoras presentes no evento, como a Companhia das Letras.

Além da notificação emitida pela Prefeitura, fiscais foram até o evento com o objetivo de encontrar e retirar livros com essa temática de exposição. A Bienal do Livro Rio entrou com um pedido de mandado de segurança preventivo ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Liminar que já foi publicada e impede a Prefeitura de apreender livros do evento e de cassar o alvará de funcionamento.

Diga NÃO à censura, SEMPRE! 

 

Giovanna Santos

19 anos, estudante de Jornalismo e muito apaixonada pelo que faço. Amo músicas, séries e filmes <3 Insta: @gi_cavalcantii

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.